Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59395

Comparte esta pagina

Título : Leitura à primeira vista ao piano: uma breve explanação sobre técnicas de execução e ensino
Autor : Lourenço, Givaldo Carvalho da Silva
Palabras clave : Leitura à primeira vista; Piano; Estratégias de ensino; Técnica instrumental
Fecha de publicación : 27-ago-2021
Citación : Lourenço, Givaldo Carvalho da Silva. Leitura à primeira vista ao piano: uma breve explanação sobre técnicas de execução e ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Este trabalho teve como objetivo geral analisar o formato do ensino de piano, baseado na ausência de incentivo à leitura musical à primeira vista. Os objetivos específicos foram expor sucintamente algumas habilidades cognitivas primordiais na formação do pianista enquanto leitor, explicar como tais habilidades desencadeiam no pianista a capacidade de leitura musical e defender a prática contínua de um formato de ensino que, priorize e estimule o hábito de leitura na mesma proporção que prioriza e estimula o estudo da técnica instrumental. A busca por materiais relevantes para esta pesquisa aconteceu de forma criteriosa e sistemática, em que os conteúdos foram separados em pastas a depender de suas categorias. Foram pesquisados documentos contendo definições e discussões a respeito da leitura à primeira vista, ao piano e em outros instrumentos, materiais que tratassem acerca das habilidades cognitivas primordiais a um pianista, documentos que contivessem ideias de desenvolvimento da capacidade aqui em questão, visando traçar estratégias para um melhor aproveitamento da atividade de leitura de partitura, entre outros. As informações obtidas na elaboração deste trabalho foram frutos de uma pesquisa minuciosa, resultou na exposição das principais dificuldades que podem acometer um pianista em função da prática de leitura fluente, em ideias e estratégias para a melhoria dessa habilidade, assim como na conclusão de que há muitos conteúdos que discutem a importância de tal prática em sala de aula, embora apenas alguns materiais tenham sido selecionados para essa pesquisa, por questões de relevância ao tema central e pela limitação referente ao tipo de trabalho aqui apresentado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59395
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Givaldo Carvalho da Silva Lourenço.pdf306,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons